Menu
Categories Menu

Contagem Voluntária auxilia tribo Pataxó em Brumadinho

Com uma grande articulação para fazer uma excelente ação, o Contagem Voluntária se preparou durante dez dias, recebeu doações de várias partes da cidade e foi à divisa dos municípios de Brumadinho e São Joaquim de Bicas para prestar auxílio a Aldeia Naô Xohã que sofre com o desastre ambiental causado pela Vale. A contaminação do Rio Paraopeba retirou a possibilidade de sustento pela pesca e plantação pela contaminação do solo e da água.

Os voluntários se reuniram na Praça da Glória, no bairro Eldorado, e partiram em um ônibus para a aldeia. Chegando, encontraram um clima de muito acolhimento, os voluntários carregaram e organizaram as doações de leite longa vida em uma mesa e a contagem foi extremamente positiva, aproximadamente 800 litros. Os índios, então, fizeram uma apresentação que representava um ritual de boas vindas e outro em agradecimento ao que foi doado.

A voluntária Thamiris Almeida, levou a situação dos índios ao conhecimento do Contagem Voluntária. Feliz pelo resultado, ela agradeceu a oportunidade: “Mais uma vez, participo desse projeto e, dessa vez, de uma maneira muito especial, pois, estive aqui com a universidade para ajuda-los e voltei com uma ação social para fazer ainda mais. Estou muito feliz”, afirmou.

Marlon Neves, fundador do projeto, alertou para a situação dos indígenas nesse momento histórico do país. “O preconceito com os índios, que são os verdadeiros donos da nossa terra está muito arraigado na sociedade, é necessário que façamos mais para defendê-los e os governantes precisam ter consciência do tema e dar proteção, em detrimento, de deixa-los mais vulneráveis”, pontuou.

Para participar do Contagem Voluntária basta enviar seu nome e sobrenome para o Whatsapp: 97127-9431. Com isso, você faz seu cadastro e começa a receber todos os convites das nossas ações. Seja nosso voluntário!